Últimas

Ensaio do Cortejo Afro recebe Luiz Melodia


O Bloco Cortejo Afro continua sua temporada de Ensaios, na Praça Pedro Archanjo – Pelourinho, sempre as segundas-feiras, às 21 horas, enchendo de ritmos e muita energia as ruas do Centro Histórico de Salvador. No Ensaio desta semana (09/01) receberemos como convidado especial o cantor e compositor Luiz Melodia.

         A Banda é parte integrante do Bloco Cortejo Afro, idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, que há 30 anos desenvolve trabalhos ligados à arte e cultura africana, e apresenta releitura de experiências musicais e da estética afrodescendente.

         O Cortejo Afro mostrará nos Ensaios a batida percussiva o diferencia das demais, por apresentar uma mistura de ritmos africanos, mesclados às batidas eletrônicas, a MPB e ao pop, intitulada de “revolução musical afro-baiana”.

        Seus percussionistas, e a Ala de Canto formada por Marquinhos Marques, Valmir Brito, Claudya Cos'tta e Portella “Açúcar”, acompanhados pelas performances de Veko Araújo animarão a festa, fazendo o público cantar e dançar com eles.

         No currículo da banda consta participação no Carnaval de Salvador desde 1999; ensaios pré-carnaval, no Pelourinho, a partir de 1999, shows em Córdoba e Mendonza (Argentina) em 2008; participação da sua banda em eventos, como o festival de Cultura Afro Colombiana (Bogotá), Lavagem de Madeleine (Paris); apresentações em Buenos Aires, Santiago, Lisboa e Berlim em 2007; e a participação no Movimento Afro Pop Brasileiro desde 2006.

        O Bloco foi criado em 02 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá. Sua origem, dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oiá, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixa Anizia da Rocha Pitta, Mãe Santinha, atesta toda a sua identidade, autenticidade e força.



Serviço:

O Quê: Ensaios do Cortejo Afro.

Quando: Toda segundas-feiras, a partir de 28/11/11, até o Carnaval.

Onde: Largo Pedro Archanjo – Pelourinho. Salvador - Bahia

Horário: 21 horas.

Valor: R$ 40,00 (inteira); R$20,00 (meia-entrada) – Ingressos a venda no local.

Realização: Entidade Cultural Cortejo Afro.

Patrocínio: Petrobras

Apoio: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias, Pelourinho Cultural

Comentários