Últimas

Carnaval do Pelourinho será marcado pela diversidade de ritmos


Um Carnaval da diversidade, essa é a proposta da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) para a folia no Pelourinho, em 2012. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (17), a diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Arany Santana, disse que a ideia é democratizar a cultura no lugar, criando espaços para os foliões que não se identificam com blocos.

"Como em cada dia vamos homenagear um ritmo musical diferente, cada lugar do Pelourinho terá atrações voltadas para público de todos os gostos", contou Arany. A programação do local terá ao todo, 53 artistas e bandas que se apresentarão nas praças Tereza Batista, Pedro Arcanjo, Quincas Berro d´Água, Praça das Artes e Largo do Pelourinho durante os seis dias de folia.

A abertura do Carnaval no Pelourinho será marcada pela homenagem à Guitarra Baiana, na noite da quinta-feira (17), com as presenças de Armandinho e Aroldo Macedo, Julio Caldas, Fred Menendez, além dos guitarristas das bandas Baiana System, Retrofoguetes. Os artistas que fizeram e fazem parte da história do carnaval da Bahia, se encontrarão em frente à escadaria da casa da Fundação Jorge Amado, grande homenageado do ano. 

A programação conta ainda com bailes infantis, desfiles de bandas itinerantes, performances e blocos alternativos. Atrações do Carnaval de Maragojipe desfilarão pela primeira vez no Pelourinho, em um intercâmbio oferecido pela Secult.

Programação
A partir da sexta-feira (18), cada dia um ritmo ditará as apresentações da noite. Gereba e convidados farão uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga na noite do Forró. A vez do Samba contará com a apresentação das cantoras Juliana Ribeiro, Clécia Queiroz e Claudete Macedo, em homenagem ao cantor Riachão. As bandas Rumpilezz, Osquestras de Fred Dantas e do Maestro Reginaldo estarão presentes na noite das Orquestras. E no ritmo característico do Pelourinho, a Percussão, Jorge Sacramento promoverá um encontro entre a velha guarda da percussão baiana e jovens instrumentistas.
Praça/Largo
Característica do Projeto
Pedro Arcanjo
Orquestras, Axé, Afro, Pagode
Tereza Batista   
Pop-Rock, Afro-Pop, Axé, Hip-Hop, Black Music, World Music
Largo do Pelourinho
Diversos
Quincas Berro D´Água
Samba, Pagode, Afoxé
Praça das Artes
Reggae
 Investimento
Estão sendo investidos R$ 583 mil da Secretaria, destinados às atrações musicais. A festa no centro histórico da cidade conta ainda com 4 mil vagas de estacionamento, seguranças, bares e restaurantes, bancos, posto de saúde e de bombeiros e juizado de menores.

Comentários