Últimas

Bill Gates promete doar U$750 milhões para lutar contra Aids, malária e tuberculose



A Fundação Bill e Melinda Gates doará 750 milhões de dólares para lutar contra a Aids, a tuberculose e a malária, anunciou Bill Gates nesta quinta-feira, em Davos, onde participa no Fórum Econômico Mundial.

"São tempos difíceis, mas não é uma razão para cortar a ajuda aos mais pobres do mundo", declarou Gates em coletiva, na qual anunciou esta distribuição ao Fundo Global, que ajuda os países a lutar contra estas enfermidades.

Gates exibiu uma foto de um voluntário ruandês, que foi salvo pelo Fundo, a exemplo de milhões de pessoas, segundo Gates.

Junto a Gates, o ex-primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, anunciou que, apesar das dificuldades que seu país atravessa por causa do terremoto e tsunamim de 11 de março passado, o Japão se comprometeu em repassar 300 milhões de dólares para o Fundo Global.

Criado em 2002, o Fundo Global, uma associação pública-privada à qual Gates já doou 650 milhões de dólares ao longo de anos, financiaou programas de prevenção e tratamentos em 150 países.

No total, proporcionou tratamento antirretrovial a 3,3 milhões de pessoas - cada uma custa 300 dólares por ano por pessoa -, tratou 8,2 milhões com turbeculose e proporcionou 230 milhões de mosquiteiros para evitar a malária.

Comentários