Últimas

Aberta votação para prêmio Festejos da Bahia 2011


Está aberta até o dia 25 de dezembro (2011) a votação, via o site, do Prêmio Festejos da Bahia 2011, projeto que valoriza iniciativas dos poderes públicos municipais, estadual e federal, empresários e grupos artísticos e culturais que tenham como tema as festas juninas, de Santo Antônio, São João e São Pedro, e outras comemorações correlatas realizadas na Bahia. Qualquer pessoa pode participar, escolhendo os candidatos listados no site. 

A iniciativa tem apoio financeiro do Faz Cultura, programa de isenção fiscal do Governo do Estado da Bahia, via Secretaria de Cultura (Secult), com patrocínio da Ambev. O projeto se agrega, ainda, às promoções do governo estadual nos últimos três anos, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) para tornar o São João um dos principais atrativos do turismo cultural nacional e internacional na Bahia, durante o período do mês de junho.

De acordo com o produtor cultural e criador do prêmio, André Reis, o projeto contempla 40 categorias de premiação com candidatos julgados por comissão de especialistas e profissionais das áreas musical e da cultura nordestina. Neste ano, o destaque será a ‘música nordestina’. “As categorias serão divididas em: cidade (26 cidades), banda ou artista nacional, banda ou artista regional, banda ou artista fora do contexto junino, forró universitário, forró elétrico, forró pé de serra, festa privada, ensaio junino, música junina, quadrilhas, decoração, excursão e campanha junina”, diz André.

Foram indicados três candidatos por cada categoria. A votação eletrônica pode ser realizada até 25. No julgamento serão considerados a análise sobre o resgate junino e tradição, o apoio às manifestações culturais locais no período, a preservação da identidade local e a programação artística e cultural nessas festividades. O sistema de distribuição da inscrição atende à política pública da superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) da Secult.

O resultado será divulgado pela imprensa oficial do Estado, veículos de comunicação da Bahia e no site www.construindonovasideias.com.br/festejosdabahia. Mas antes, os vencedores serão anunciados oficialmente em grande evento no Palácio da Aclamação, em Salvador, com a presença de todos os concorrentes. A solenidade acontecerá às 19 horas do dia 27 (dezembro, 2011), quando será lançado o Prêmio Festejos da Bahia 2012, que terá seu caráter ampliado para todos os festejos baianos da Cultura Popular.

O criador do Prêmio, André Reis adianta que “o objetivo agora é mobilizar prefeitos, lideranças municipais, empresas de entretenimento e grupos artístico-culturais para que em 2012 a participação aumente ainda mais”, diz.Outras informações são disponibilizadas no site www.construindonovasideias.com.br/festejosjuninos ou pelo telefone (71) 9115-6080.

BOX opcional: CULTURA X NORDESTE - Nos últimos quatro anos, a cultura denominada de ‘nordestina’ tem recebido atenção especial na Bahia dos poderes públicos federal, através do Ministério da Cultura, e estadual, via Secult e Setur. Está prevista a construção de um museu em Feira de Santana e prepara-se evento para discutir o tema, nacional e internacionalmente. A Setur incentiva festas juninas tradicionais, enquanto o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) da Secult fez pesquisas que o Ofício dos Vaqueiros se tornasse Patrimônio Imaterial da Bahia. O Ipac também iniciou estudos para registrar os Penitentes de Juazeiro, manifestação popular religiosa muito encontrada no Nordeste do Brasil.


Comentários