Últimas

Por uma Economia Solidária

No último sábado, dia 29, aconteceu a edição de 2011 do Brechó Eco Solidário, evento de incentivo ao consumo consciente promovido pela UNIFACS, com o apoio da Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, do Governo do Estado e de diversas empresas e instituições. Criado em 2006, na UNIFACS, o Brechó integra hoje o Fórum Global Dialogues en Humanité e já se consolidou como evento anual de economia solidária que transforma o Parque da Cidade, no Itaigara, em um grande mercado de troca de produtos usados.

“Trata-se de um mercado diversificado, com roupas, livros, brinquedos e utensílios domésticos em bom estado de conservação, que podem ser comprados ou trocados pela moeda social do evento, o Grão”, conta Patricia Pastori, da Coordenação de Extensão da UNIFACS. As mercadorias foram arrecadadas ao longo de setembro e outubro, em postos de troca espalhados pela cidade.

Programação - O Brechó trouxe ainda atividades de educação ambiental com abordagens de temas como os efeitos do consumo para as mudanças climáticas e o incentivo à construção de uma sociedade mais saudável, com menos desperdício e priorização de produtos oriundos de cooperativas de economia solidária. O Programa Interno de Consumo Consciente (PICC) da UNIFACS desenvolveu uma oficina de reciclagem para crianças e um jogo temático em parceria com o Programa de Educação Ambiental da Odebrecht.

Fizeram parte da programação cultural apresentações de música e dança. A busca da saúde integral também foi contemplada com aulas de ioga, biodança, massagens e reiki. O evento contou ainda com a participação de cooperativas que realizaram desfile, feira de produtos, alimentos e artesanatos.

Comentários