Últimas

“Conversas sobre Cultura – Xisto Bahia” debate o empreendedorismo artístico

Na primeira edição de 2011, o projeto Conversas sobre Cultura – Xisto Bahia foca o empreendedorismo artístico e será feito em duas etapas, a partir de dois temas centrais. No dia 6 de junho (segunda-feira), a pauta é “Empreendedorismo: o desenvolvimento artístico-cultural a partir de um olhar empreendedor”; depois, em 30 de junho (quinta-feira), é a vez de debater “O artista empreendedor: legalidade jurídica e planejamento”. Os encontros acontecem entre as 14 e 18 horas, no foyer do Espaço Xisto Bahia (Barris), e são abertos ao público, gratuitamente.
A ideia do projeto é de permitir a troca entre convidados e plateia e de revelar, de maneira participativa, as novas tendências de desenvolvimento no cenário contemporâneo da produção cultural. Para tanto, são reunidos protagonistas exemplares dos temas propostos, para que eles próprios possam apresentar a realidade prática da atuação na área. Eles contribuem com as suas falas e trazem à discussão as questões que têm se mostrado como soluções criativas para beneficiar artistas e público. Assim, o objetivo do Conversas sobre Cultura – Xisto Bahia é fazer conhecer, compartilhar e multiplicar estas experiências, num debate em busca de iniciativas inovadoras para a promoção da cultura.
Para esta edição, os convidados são representantes dos grupos Via Palco e Dimenti, da Cooperativa de Teatro da Bahia, da Frente Bahia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia (SATED-BA). Tratam-se de profissionais que buscam a sustentabilidade no contexto cultural e de instituições que compreendem a importância da cultura como mola propulsora para o desenvolvimento social.
Conversas sobre Cultura – Xisto Bahia é uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA. O projeto estreou em julho de 2010 tratando do tema “Manutenção de Grupos”. Na segunda edição, foi discutida a pauta “Residência e Ocupação de Espaços”. Depois, vieram os encontros focados em “Formação e Profissionalização do Artista” e em “Mecanismos de Apoio às Artes Circenses”. A quinta e mais recente edição, em dezembro passado, se voltou à discussão da “Ocupação do Xisto Bahia por Grupos Residentes”.
Após esta sexta edição em junho, o projeto irá ter periodicidade mensal até o fim do ano, dando continuidade aos processos pretendidos.
Sobre o Espaço Xisto Bahia – Inicialmente denominado Espaço Xis, o Xisto Bahia (homenagem ao ilustre dramaturgo, compositor e ator baiano homônimo) foi inaugurado em 1988, dentro do complexo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Já foi sede do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) e da Escola de Dança da FUNCEB. Recebe principalmente espetáculos de teatro e dança, mas comporta também shows de música e exposições de artes visuais. Abriga ainda a Galeria Pierre Verger e as salas de exibição Alexandre Robatto e Walter da Silveira.
Em abril de 2009, o Espaço Xisto Bahia teve sua sala principal interditada, em função de infiltrações e da consequente danificação na rede elétrica, causadas pelas fortes chuvas do período. Os serviços e reformas necessários à reabertura da sala tiveram início em 2010. Ainda assim, o Espaço Xisto não parou as atividades durante o período: foi incentivado o uso do foyer e de suas outras dependências, mantendo a frequência de seu público.
Uma recuperação completa, que incluiu revisão elétrica, reforma dos camarins, tratamento de palco, revisão do teto, substituição de carpetes e recuperação de poltronas e vestimentas, além de pintura geral e sinalização interna, contou com investimento de mais de R$ 75 mil do Estado. A reabertura da sala principal do Espaço Xisto Bahia foi comemorada em dezembro passado.
SERVIÇO
O quê: Conversas sobre Cultura – Xisto Bahia: Empreendedorismo Artístico
Quando: 6/6 (segunda-feira) e 30/6 (quinta-feira), das 14 às 18 horas
Onde: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris – Salvador – BA)
Quanto: Gratuito
Telefone: 71 3117-6155

Comentários